Construtor de guitarras clássicas e luthier por paixão. A partir de madeiras raras de primeiríssima qualidade Christian Schwengeler constrói no seu atelier em Lisboa todos os anos um reduzido numero de guitarras clássicas de alto nível.
luthier de guitarras classicas
Uma guitarra construída individualmente é sem dúvida qualquer coisa de magnífico e consegue-se atingir um nível de sonoridade que ultrapassa consideravelmente os instrumentos feitos em série. Madeiras rigorosamente seleccionadas e cortadas segundo regras antiquíssimas, que respeitam o ciclo da natureza, em combinação com uma construção cuidada e inteligente, proporcionam um nível de ressonância incomparável. Sou construtor de guitarras por paixão e vocação. Cada guitarra é única e transmite a magia do amor a música. Pode aceder a gravações dos meus instrumentos no meu canal soundcloud, myspace e no meu canal no Youtube
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Guitarra de laboratório
Durante o último ano conclui um projecto que tinha como objectivo a realização de uma guitarra de laboratório que serve para poder testar com facilidade tampos de ressonância e poder avaliar as suas potenciais caracterísicas e isto sem necessidade de construir cada vez um novo instrumento. O dispositivo consiste numa caixa de ressonânica, ou seja ilhargas com o respectivo fundo e o bloco para inserir depois o braço. Além disto o dipositivo é completado com um aro que serve para distribuir a pressão de cerca 30 mini-grampos que servem para fixar o tampo de ressonância. Depois de montado é só inserir o braço e fixa-lo e montar as cordas. O resultado é surpreendente e em termos sonoros vai dar ao mesmo como se o tampo fosse colado. Já consegui testar duas novas ideias, a primeira relacionada com uma nova maneira de fixar as cordas que permitaria ao tampo de vibrar mais livremente, a segunda consistiu no teste dum novo sistema de travejamento que desenhei para o mesmo efeito. A primeira experiênica foi um fracasso, constatando-se que a pressão das cordas sobre o tampo seria demasiado grande sem a força contrária da tracção das cordas e o som ficou com poucos graves e um pouco magro. Por outro lado fiz depois um teste com o mesmo tampo mas utilizando um cavalete fixado de maneira tradicional e constati que o travejamneto que desenhei é muito bem succedido e funciona bem, e acabei mesmo de construir uma nova guitarra equipado com o mesmo tampo. No futuro o dispositivo que desenvolvi pode servir para fazer as mais diversas experiências - nomeademente para desenvolver um tampo double-top e de fazer necessários ajustes e para aperfeiciona-lo.
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